Apresentação


O 1º Seminário Amapaense de Audiovisual é uma iniciativa que busca evidenciar, no Amapá, a relevância de se pensar o cinema e o vídeo como artes dinamizadoras de outros segmentos culturais e, simultaneamente, dotadas de uma cadeia produtiva que, a um só tempo, promove a cultura, estimula o turismo, gera renda, impostos e, por conseguinte, demanda a elaboração de políticas públicas que estimulem seu fluxo produtivo e a profissionalização de seus agentes.

O audiovisual se constituiu em uma força cultural e econômica dentro das trocas simbólicas na sociedade atual. A Amazônia Legal representa uma nova fronteira também de narrativas, cenários e idéias que, historicamente, têm sido apropriadas por agentes do audiovisual nacional e internacional de maneira, muitas vezes, estereotipada e sem o devido diálogo com os realizadores atuantes na região.

Esse evento busca aglutinar os agentes do audiovisual amapaense em um espaço de reflexão, debate e qualificação que conduza à criação de estratégias para diagnosticar e dinamizar a produção audiovisual local observando o tripé formação, produção e distribuição.